ENCHENTES
Trombudo Central contabiliza as perdas causadas pela enchente do fim de semana.com o nível do rio Trombudo acima do normal, cerca de 50 pessoas tiveram que deixar suas casas.
Cortado pelo Rio Trombudo, o município de Trombudo Central foi novamente castigado pelas fortes chuvas do fim de semana. No domingo (22), o nível do rio chegou a 3,10 metros, sendo que o normal não passa de um metro.
Resultado: famílias desalojadas, ruas alagadas e prejuízos para moradores, comerciantes e poder público. Dois dias depois, a situação começa a se normalizar.
Na rua Nereu Ramos, do Centro até o bairro Vila Nova, foram registrados pelo menos três trechos com água na pista. O acesso ao município de Agrolândia chegou a ficar interditado. Na estrada de terra que liga os bairros Liberdade e Palhocinha, o problema foi outro. O trânsito ficou impedido por causa de um deslizamento de terra. “Nessa terça-feira (24), uma equipe da Prefeitura já conseguiu chegar até o local e fazer a remoção dessa barreira, liberando o trânsito”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Valdenir Sandrini. Algumas localidades do interior ficaram isoladas por causa de alagamentos.
Um levantamento mostra que há na cidade cerca de 50 pessoas desalojadas. A maioria está na casa de parentes e amigos. “Apenas duas famílias estão alojadas no abrigo, que fica no salão da Igreja Católica. São três pessoas, sendo uma senhora e um casal”, destacou a secretária da Assistência Social e Habitação, Luana Aparecida Goedert Hasse.
A Secretaria Municipal da Agricultura foi o único órgão público que teve a sede afetada. É que o prédio fica bem no Centro, em uma área mais baixa que alaga facilmente. “Essa não foi a primeira vez que a água entra aqui. Tanto que a gente já retirou tudo quando soubemos da previsão e dessa vez nada foi perdido”, ressaltou o secretário Leirson Vicente. A estrutura está sendo organizada para voltar ao atendimento ainda nesta semana.
O prefeito Silvio Venturi decretou Situação de Emergência no dia 22 e agora a Administração Municipal trabalha na elaboração de relatórios e coleta de documentos, para encaminhamento à Defesa Civil do Estado, na tentativa de conseguir recursos e recuperar o que foi danificado. Um trabalho executado pela Defesa Civil Municipal, em parceria com as secretarias de Obras, Assistência Social e Administração.